Notícias

ACT 2024/25: CONTRAPROPOSTA ECONÔMICA REPROVADA EM MESA

A direção do Sindfer reprovou em mesa a contraproposta econômica apresentada pela Vale na manhã desta quarta-feira, dia 30. A contraproposta limitou-se a reajustar os salários pelo INPC integral da inflação (que deve girar entre 4,3% a 4,5%, a ser confirmado pelo IBGE na próxima terça-feira, dia 8 de novembro) e sem ganho real. Nas demais cláusulas econômicas, a empresa tenta impor reajuste zero para os tíquetes, piso e se recusa a discutir os demais pontos de pauta.

“Ainda que tenha proposto corrigir os salários com 100% da inflação, manter todos os benefícios e aumentar a contribuição para a Valia de 1% para 2%, a direção do Sindfer entende que a empresa tem saldo em caixa suficiente para garantir o ganho real para os trabalhadores nos salários, tíquete e piso”, defende o presidente do Sindfer Wagner Xavier. O lucro líquido acima de R$ 13 bilhões em apenas três meses (julho a setembro) prova que a Vale reúne condições financeiras reais para atender as demandas dos trabalhadores e trabalhadoras.

O Sindfer já deixou claro para a empresa que não aceitará nenhuma proposta que cause qualquer tipo de prejuízo aos trabalhadores e trabalhadoras. Exigimos ganho real nos salários, tíquete, piso e em todas as demais cláusulas econômicas. Por isso, estamos solicitando o agendamento de uma nova reunião para dar continuidade às negociações. É importante que todos os trabalhadores e trabalhadoras se mantenham atentos às informações comunicadas pelo Sindfer.

Botão Voltar ao topo