BATEDOR: SEGURANÇA NECESSÁRIA PARA O TREM DE PASSAGEIROS

Rumores que chegaram ao sindicato indicam que o trem batedor em operação no trecho da Estrada de Ferro que liga Nova Era a Itabira estaria com seus dias contados. Batedores são locomotivas que foram implementadas após a criminosa tragédia de Brumadinho e que vão à frente dos trens de passageiros para garantir a segurança dos usuários diante de eventuais defeitos na linha férrea ou potenciais quedas de barreiras, sobretudo em períodos chuvosos.

Segundo esses rumores, gestores já estariam realizando estudos para retirar esse importante item de segurança em nome de uma injustificada redução de custos. A ser de fato implementada, a medida é desaconselhada, inclusive, pelo pessoal da manutenção da Via Permanente.

Caso esses rumores se confirmem, o presidente do Sindfer, Wagner Xavier, espera juízo dos gestores e que nenhum deles tenha a irresponsabilidade de retirar esse item tão importante, que visa à segurança de passageiros, trabalhadores, pessoas que moram em comunidades próximas às linhas férreas, meio ambiente e o próprio patrimônio da empresa. “Caso aconteça algum acidente por conta da retirada do batedor, o sindicato irá denunciar os responsáveis por essa medida”, finalizou o sindicalista.