Setor jurídico é totalmente reformado para melhor atendimento aos ferroviários
E o Sindfer fez mudanças radicais na parte estrutural do setor jurídico para promover maior segurança e melhorar o atendimento aos trabalhadores. Agora o sindicato conta com 8 salas com tratamento acústico para que cada advogado possa atender de maneira restrita e com o conforto ao associado.
Para chegar a um ambiente mais confortável e aconchegante, a gestão Movimento da Categoria trabalhou com a assessoria de arquitetos para remodelar todo o espaço, para assim utilizar o máximo do seu potencial, atendendo ao possível aumento de demanda e, principalmente, com maior qualidade.
Além disso foram feitas melhorias estruturais relacionadas à parte de telefonia e TI, aperfeiçoando a qualidade de comunicação e de resposta do setor. Também foi dada muita atenção a parte ergonômica para que os funcionários possam ter uma melhor qualidade no ambiente. A higienização dos aparelhos de ar condicionado agora ocorre de 6 em 6 meses (antes não passavam nem por higienização) e contava apenas com ventiladores pendurados pelo Setor.
Toda a rede física e wi-fi do setor também foi repaginada. O mobiliário foi trocado para que, tanto funcionários, como associados, tenham mais comodidade. Uma sala de reunião, que antes não existia, foi criada possibilitando traçar planejamentos que visam os interesses coletivos da base com o uso desse local.
A realidade é outra, muito melhor! Antes alguns advogados dividiam salas, outros nem salas tinham para utilizar e ficou para trás uma estrutura precária na parte elétrica e hidráulica.
Mais de 3.000 processos judiciais em tramitação
E o Jurídico já mostrou muito trabalho desde o ano passado. Foram mais de 3.000 processos judiciais em tramitação perante a Justiça do Trabalho, Justiça Federal e a Justiça Comum, segundo dados do CPJ.
Já foram ajuizadas cerca de 72 novas ações trabalhistas coletivas e cerca de 181 ações individuais nas áreas trabalhista, tributária e previdenciárias, além de 142 processos administrativos junto ao INSS e a Receita Federal. Foram abertas ainda 8 Comunicações de Acidente de Trabalho.
Após início da nova gestão, 13 ferroviários demitidos, injustamente, foram reintegrados por força de decisão judicial nos processos trabalhistas.
880 trabalhadores atendidos pelo sindicato
Desde janeiro de 2020, até a presente data, foram prestados cerca de 880 atendimentos previamente agendados, além dos encaixes e das situações de emergência. O Sindfer esteve fechado de acordo com determinação do Governo do Estado, em períodos diferentes, mas, os trabalhadores nunca ficaram desassistidos, pois manteve os atendimentos via telefone, e as vezes presencialmente respeitando as normas de segurança.
E a demanda vai crescendo. Atualmente, os advogados do Sindifer prestam cerca de 102 atendimentos, por semana e também atuam na confecção das peças e prazos processuais, acompanhamento em audiências e diligências e defesas junto aos Tribunais. Os advogados que autuam no Sindfer são: Dra. Maíra, Dra. Conceição, Dr. Bruno, Dr. Roni, Dr. Ben-Hur, Dr. Marcelo, Dr. Rodrigo e Dr. Sidney e Dra Ingrid.
Suas áreas de atuação são: Direito Previdenciário (INSS e VALIA), Trabalhista, Tributário, Acidente de Trabalho, FGTS, e algumas demandas de direito civil (correção das contas de poupança, ação do INVESTIVALE, dentre outras), processos administrativos junto ao INSS e à Fazenda Nacional, mediação e diligências junto à ANS/PASA. As ações de previdenciárias envolvem pedidos de aposentadoria, de todos os tipos, especial, invalidez, tempo de contribuição e idade, bem como pedidos de benefício de auxílio doença.
Durante todos os dias, há advogados presentes no sindicato, de maneira que situações de emergência não ficam sem atendimento. Além dos advogados, o setor jurídico conta com apoio/suporte dos funcionários Aline, Iury, Henrique, Selma e Neemias. E a medidas sanitárias não são esquecidas: o sindicato fornece máscaras, mede temperatura e utiliza álcool para higienização.
O setor jurídico atua de segunda a sexta-feira, de 8h30h às 17 horas para recepção ao público. O atendimento dos advogados, que pode ser tanto remoto, como presencial, é realizado mediante agendamento pelo telefone (27) 3232-6721.