PRONTIDÃO DISFARÇADA: MAQUINISTAS DE VIAGEM NÃO TÊM UM MINUTO DE PAZ

Denúncias recebidas pelo Sindicato indicam que a gerência dos maquinistas de viagem estaria praticando uma espécie de prontidão disfarçada contra esses trabalhadores. Esses profissionais estariam sendo submetidos a períodos de descanso prolongado, entre 14 a 18 horas, fora da sede, longe de suas famílias e sob o risco de terem suas jornadas antecipadas a qualquer momento, conforme a conveniência do superior. Essa insegurança em relação ao descanso prolongado, mas com a possibilidade de antecipação a qualquer momento, impede que esses trabalhadores consigam programar minimamente seu período de repouso, tanto para afazeres pessoais quanto para o descanso propriamente dito.

“É imprescindível que os maquinistas tenham uma programação com horários definidos e que os gestores não mudem os horários conforme sua vontade”, disse o presidente do Sindfer, Wagner Xavier, que já está encaminhando a denúncia ao RT e cobrando uma resolução rápida do problema. “Interromper o descanso dos trabalhadores coloca a segurança em risco. Caso essa situação persista e a Vale não resolva administrativamente com o Sindicato, não hesitaremos em acionar nosso Jurídico para ingressar na Justiça com ação para que se cumpra o horário correto”, informou o sindicalista.