SINDFER COBRA NA ALES A RESPONSABILIZAÇÃO DAS EMPRESAS POR VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DOS TRABALHADORES

O Sindfer ES/MG, representado pelo vice-presidente, Weslei Celante Eloi (Scooby), juntamente com outras entidades sindicais e parlamentares, cobrou a responsabilização das empresas pelos impactos causados ao meio ambiente e a violação de direitos trabalhistas, durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, nesta sexta-feira (28).

O diretor do sindicato denunciou a exploração da mão-de-obra nas empresas durante o pronunciamento na Casa de Leis: “A cada dia que passa, as empresas têm buscado aumentar os seus lucros através da precarização da mão de obra, piorando as condições de trabalho, diminuindo a renda e retirando benefícios, além das terceirizações que prejudicam muito a vida dos trabalhadores e trabalhadoras”.

Os sindicalistas defenderam que o desenvolvimento econômico deve andar em compasso com a garantia dos direitos humanos. O tom da discussão, promovida pela Comissão de Direitos Humanos da Casa, foi voltado principalmente para transnacionais que atuam no Espírito Santo.

A proponente, deputada estadual Iriny Lopes (PT), entende que as grandes empresas não dão a contrapartida necessária. Dentre os desdobramentos da audiência proposta pela parlamentar está a coleta de assinaturas para que seja feita uma pactuação entre poder público e empresas e um grupo de trabalho com diversas instituições, como as próprias empresas e as representações dos trabalhadores e trabalhadoras.

O membro da executiva nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Ismael José César, que pretende levar as discussões para todo o país, lembrou o trágico desastre em Mariana como exemplo: “Das mais de 272 pessoas que morreram no desastre, a grande maioria eram trabalhadores da Vale. O Sindicato dos Trabalhadores da Vale daquela região já tinha denunciado que o restaurante ficava em uma parte baixa e que poderia ser atingido”.

O tema da reunião teve ligação com a proposta do deputado federal Helder Salomão (PT/ES), em conjunto com as deputadas Áurea Carolina e Fernanda Melchionna (ambas do Psol/MG), que pretende criar um marco legal no país para o respeito às leis voltadas aos direitos humanos nas empresas.