Sindfer se mobiliza contra a liminar do STF que suspende a correção de ações trabalhista pelo IPCA

O Sindfer ES/MG apoia e se une à mobilização das Centrais Sindicais para derrubar a decisão liminar do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu, ontem (29), o julgamento sobre aplicação do IPCA-E para correção monetária de ações trabalhistas no lugar da Taxa Referencial (TR), cujo percentual hoje é zero. As Centrais Sindicais enviaram um ofício ao presidente do STF, ministro Dias Toffoli, requerendo que a liminar seja revista pela Corte, em caráter de urgência e antes do recesso.

​A liminar, concedida por pressão de empresários, paralisa a Justiça do Trabalho ao suspender todos os processos que envolvam o debate da correção monetária, prejudicando milhões de trabalhadores que aguardam a correção justa dos valores aos quais têm direito.

Para o presidente do Sindfer ES/MG, Wagner Xavier, o momento é de mobilização para exigir que as trabalhadoras e os trabalhadores sejam ouvidos e respeitados. “É necessário um esforço por parte de todos para que essa decisão monocrática seja reconsiderada ou derrubada. A ação das Centrais Sindicais vai nessa direção e tem todo o apoio do Sindfer. É inadmissível, principalmente em um período de crise, a adoção de medidas arbitrárias que resultem em uma ainda maior precarização nas relações de trabalho”.