A quem na Vale interessa o péssimo clima no Porto?

Uma outra pandemia se alastra por algumas gerências da Vale e tem aterrorizando os trabalhadores: a pandemia dos gestores autoritários e prepotentes, que conseguem tornar péssimo o ambiente de trabalho dentro da Vale.

Aparentemente, a sensação é de que tudo é feito sob vista grossa da empresa. E é na área do Porto onde a tensão tem sido mais evidente. Demissões, clima de incerteza e, acima de tudo, a ameaça e a arrogância desses gestores têm sido o dia a dia enfrentado pelos colegas da manutenção, que têm procurado cada vez mais o Sindicato para denunciar esses desmandos.

Recentemente, um desses gestores chegou ao cúmulo de proibir seus subordinados a conversarem com a antiga equipe que chefiava onde, evidentemente, ninguém o suportava.

DEMISSÃO
Em um outro caso, um empregado, tido por colegas – e comprovado pelo Sindfer – como excelente profissional, foi demitido após voltar da recuperação da Covid-19. O covarde desligamento desse pai de família teria sido uma vingança pessoal do gestor, sob a alegação de que o empregado reclamou à assistente social que, no período de sua recuperação, o chefe sequer entrou em contato.

POSIÇÃO DO SINDFER
Os dirigentes do Sindfer que atuam no Porto, Fábio Edney, Vitão, Emerson e Daniel já reuniram uma série de denúncias (e estão apurando outras), encaminhadas ao presidente do Sindicato Wagner. O dirigente irá solicitar esclarecimentos ao setor de RT da Vale, pois é preciso entender se esse modelo de gestão adotado faz parte de uma política institucional da empresa ou fatos isolados, cometidos por gestores despreparados que não se enquadram com a realidade de uma grande empresa.

SALA DE VIVÊNCIA
Propagandeadas institucionalmente pela Vale como exemplos de valorização do bem-estar do empregado, as salas de vivência (Lubrificação, Posto 13 e GPA) já são passado, no Porto. Gestores locais descaracterizaram esses espaços, que não oferecem mais a privacidade necessária para que os empregados descansem após a refeição. Exemplo típico de falta de gestão e desperdício de recursos. Depois, ainda querem enxugar gastos, demitindo e cortando direitos dos trabalhadores.

DIPE: GRANDES REPAROS
Os desmandos que se sucedem na Vale por conta de alguns gestores sem qualquer aptidão para lidar com gente não se restringem ao Porto. Na Dipe, um técnico da Mecânica Centralizada (antiga Grandes Reparos) foi empoderado por um gestor irresponsável e resolveu pintar e bordar, com prepotência, arrogância e truculência. Não aceita a opinião dos companheiros (somente suas ideias são válidas) e desqualifica a todos nos grupos de WhatsApp da equipe, inclusive com palavreado que não vale a pena o registro neste jornal. Esse gestor já é figurinha carimbada e sua fama vem de longe. O Sindfer está atuando para que essa situação se resolva o mais rápido possível.

GPA
No Grupo de Pronto Atendimento (GPA), gestores têm arrepiado seus subordinados com desmandos e ameaças, inclusive de demissão. A começar pela exigência para que os trabalhadores utilizem os grupos de trabalho no WhatsApp em seus celulares pessoais e permaneçam de plantão, ligados nos grupos, ainda que estejam fora da escala. Aos que ousam reclamar eles respondem que não têm receio de denuncias, nem na ouvidoria nem ao Sindicato, assumindo, dessa forma, a responsabilidade por potenciais passivos trabalhistas, bem como serem denunciados a órgãos externos.

CCM/FERROVIA
No fechamento desta edição, recebemos denúncia de que trabalhadores do Centro de Controle da Manutenção (CCM), no edifício Belesa, estariam sendo vítimas de forte assédio, testes negativos exagerados e perseguições, por parte de um inspetor local. Diretores do Sindfer já estão em campo na busca de mais informações para formalizar a denúncia e encaminhar à Ouvidoria. “Não aceitamos tratamento inadequado com os nossos representados e exigimos um ambiente de trabalho em que todos possam se relacionar bem e exercer o seu papel, sem assédio moral”, protestou o presidente do Sindfer Wagner Xavier.

SALA DE VIVÊNCIA