ACT 2020/2021 – Foi dada a largada: Nova diretoria inaugura sua primeira negociação nacional na luta pela manutenção de benefícios e reajuste salarial

Representantes dos sindicatos que atuam na Vale, entre os quais o Sindfer, e do RT da empresa discutem, no próximo dia 6 de outubro, aspectos técnicos, de logística e operacionais das negociações salariais deste ano. As mesas redondas serão regionais e as discussões serão feitas através de videoconferência. A primeira rodada já tem data indicativa para acontecer nos dias 14 e 15 de outubro.

Nesta semana, a pedido do Sindfer e demais sindicatos que atuam na Vale, conseguiu-se da empresa a prorrogação do ACT até dia 27 de novembro. Com isso, garantiu-se maior tempo para negociação bem como a manutenção de todos os benefícios. “É mais tempo e segurança para que ocorram as negociações”, disse Danilo Cota.

**

Pelo menos 1,5 mil trabalhadores responderam à pesquisa do Sindfer sobre o ACT Nacional. Um recorde histórico, comparado aos anos anteriores, quando as pesquisas não alcançavam sequer 100 pessoas. A pesquisa revelou que os trabalhadores querem lutar junto ao Sindfer por manutenção de benefícios, reposição salarial da inflação com ganho real, reajuste do ticket alimentação, manutenção dos postos de trabalho e aumento do piso salarial. Será a estreia da nova diretoria em negociações salariais nacionais e já com o desafio de frear a ganância da empresa em retirar direitos e benefícios. “Conforme prometemos, lutaremos para dar um basta na sequência histórica de retirada de benefícios ocorrida nos últimos anos”, disse Wagner.

“No momento em que empresas como a Petrobras e os bancos
se aproveitam da pandemia para impor reajuste zero ou muito
abaixo da inflação, nosso desafio será barrar qualquer iniciativa
da Vale nesse sentido. Lembrai-vos de Brumadinho e do