ATENTADO À DIGNIDADE DO TRABALHADOR

Condições precárias nos vestiários e salas de manutenção da Usina: trabalhadores exigem melhorias urgentes

Os trabalhadores das usinas 1 a 4 têm enfrentado condições de trabalho cada vez mais insalubres nos vestiários, sobretudo calor insuportável, torneiras danificadas, vasos sanitários em estado deplorável e falta de água, comprometendo fortemente a higiene pessoal e submetendo os trabalhadores a muito desconforto e risco à saúde. Apesar das promessas de melhorias, as condições deterioradas persistem, sem sinal de uma solução definitiva. Além disso, o contrato que a Vale mantém com uma empresa terceirizada oferece de forma insuficiente a prestação de serviços de limpeza, algo totalmente inadequado para um espaço utilizado por centenas de empregados.

Nas salas de manutenção o cenário não é menos degradante, causando espera e desconforto durante os intervalos de trabalho: banheiro fedorento, inexistência de sabonete líquido e sabão próprio para remoção de graxa, poucos vasos disponíveis (e constantemente entupidos) e mictório frequentemente interditado. Diante desse cenário de abandono, desleixo e flagrante desrespeito ao trabalhador por parte da Vale, a direção do Sindfer irá cobrar do RT ações imediatas para garantir condições de trabalho dignas, seguras e atender as necessidades básicas dos trabalhadores.