Notícias

Cláusulas sociais se destacam na primeira rodada de negociação

Sindfer garante avanços importantes nas negociações desta semana, mas defende em mesa a necessidade de ampliar as conquistas e avançar ainda mais nesses pontos

O presidente do Sindfer, Wagner Xavier, tem cobrado no alto escalão da Vale que a empresa faça valer na prática o compromisso social que tanto divulga em sua publicidade oficial. Nas negociações deste ano do ACT 2025/26, a direção do Sindicato tem cobrado as questões econômicas e, também, focado nas cláusulas sociais sugeridas pelos trabalhadores e trabalhadoras. Tanto que, na rodada de negociação desta terça-feira, dia 14, foram conquistados importantes avanços nessa área (Veja o box, abaixo).

“Apesar desses avanços, ainda há diversos pontos sociais importantes a serem discutidos”, afirmou o presidente do Sindfer, Wagner Xavier, ao destacar reivindicações como a ampliação da licença-paternidade para 30 dias — garantindo maior presença do pai nos primeiros dias de vida do filho —, a manutenção dos 180 dias de licença-maternidade, o aumento de 2 para 5 dias da licença por falecimento de familiares, melhorias nas cláusulas do plano de saúde, entre outras.

Uma nova rodada de negociação, que dará continuidade às discussões sociais e marcará o início das tratativas sobre as cláusulas econômicas — reajuste salarial, tíquete e piso, entre outros itens —, já está agendada para o próximo dia 23 de outubro. “Esperamos que a Vale assuma a responsabilidade que cabe a uma empresa do seu porte e apresente uma proposta que valorize os trabalhadores e trabalhadoras que são os verdadeiros responsáveis por sua alta produção e pelos expressivos lucros obtidos”, finalizou Wagner.

Botão Voltar ao topo