ESCALAS DOS MAQUINISTAS DE VIAGEM CONTINUAM CAÓTICAS

Continuam um caos as escalas dos maquinistas de viagens. Além da programação mensal dessas escalas chegarem aos trabalhadores sempre atrasadas, o que desorganiza completamente o planejamento pessoal e familiar do trabalhador, também são desrespeitadas, ao sabor da conveniência da gerência, tendo o empregado apenas como um detalhe. Essa desorganização sem precedentes é forte geradora de stress e desagregação familiar entre os maquinistas, impactando psicológica e fisicamente esses companheiros e pondo em risco a segurança na área.

“É de se lamentar uma mega multinacional como a Vale, que vende para o mundo inteiro um modelo corporativo de eficiência e organização, bancar uma gestão que se presta a esse papel, como se estivesse administrando a programação de uma borracharia de beira de estrada”, disse Wagner. “Já alertamos a Vale sobre esse caos e que, se as coisas não se resolverem, será inevitável cobrar na Justiça o direito dos trabalhadores”, disse.

A direção do Sindfer orienta os maquinistas de viagem para que guardem a relação das escalas programadas e as efetivamente realizadas de modo a que, caso o Sindicato recorra à Justiça, esses documentos sirvam de prova.