FIM DA PRIMEIRA RODADA

Luta do Sindfer por manutenção de empregos e benefícios pauta primeira rodada de negociação do ACT 2020/2021

Amanutenção de benefícios, empregos e postos de trabalho deram o tom dos dois dias de negociação da primeira rodada de discussões do ACT 2020/2021, realizada na quarta e quinta-feira (dias 14 e 15) da semana passada. “Enfatizamos e deixamos claro nosso repúdio e revolta às demissões em curso desde a manutenção da via permanente, na ferrovia, passando pela pelotização e porto”, protestou o presidente do Sindfer Wagner Xavier, que coordenou a bancada do Sindicato na mesa de negociação junto ao vice Scooby e aos também diretores Claudio Lauretti (pelotização); Alessander, da ferrovia (Santa Bárbara); Edson Augusto, da via permanente (Mário Carvalho) e Marcelo Massante (Governador Valadares), esses três últimos, de Minas Gerais.

CLÁUSULAS SOCIAIS

PROPOSTA DA VALE É CONSIDERADA
INCOMPLETA PARA O SINDFER

Na primeira rodada de negociação, realizada através de videoconferência, foram esgotadas as argumentações por parte do Sindfer de todas as demandas sociais da Pauta de Reivindicações, montada a partir de consulta direta com a categoria, da qual participaram mais de 1,5 mil trabalhadores.
Ao final do segundo dia, a Vale apresentou uma proposta tida pela direção do Sindfer como incompleta, sobretudo diante da profundidade das discussões pautadas pelos dirigentes do Sindicato, “principalmente no que diz respeito ao nosso repúdio à terceirização crescente, demissões em cursos e o impacto de tudo isso principalmente na segurança ao longo da linha férrea, com risco potencial de acidentes com vítimas e danos ambientais, o que deveria ser uma preocupação do presidente da Vale Eduardo Bartolomeu”, disse Wagner. A essa importante demanda e clamor dos trabalhadores, expressas pelo Sindicato, a Vale se limitou a responder com a renovação das cláusulas relativas à AMS, prêmio assiduidade ao pessoal em regime de trabalho presencial e virtual, reembolso educacional (algo, inclusive sem sentido, uma vez que já se trata de uma conquista do Sindfer no Acordo Regional) e teletrabalho.

SEGUNDA RODADA
DIAS 27 E 28 DE OUTUBRO

Os negociadores da Vale se comprometeram a dar retorno na próxima rodada de negociação às argumentações formuladas pelos dirigentes do Sindfer para fundamentar o conjunto das cláusulas sociais da Pauta de Reivindicações. A segunda rodada ocorre nos dias 27 e 28 de outubro. “Acreditamos que temos muito ainda a avançar, tanto no atendimento das cláusulas sociais quanto nas econômicas, que começarão a ser discutidas. Esperamos dos executivos da Vale bom senso na análise de nossas cláusulas sociais e econômicas, e que isso se traduza através dos negociadores da empresa, na próxima rodada. A Vale dispõe de dinheiro em caixa suficiente para atender-nos. Uma empresa que lucra mais de 30 bilhões em apenas seis meses não pode se furtar na valorização dos empregados”, finalizou Wagner.