Nova rodada do ACT é agendada: ‘Nem 1 centavo a menos!’

Foi confirmada uma nova rodada de negociação visando o ACT 2020/21. A terceira rodada acontece na segunda, dia 9. Na rodada anterior, a Vale apresentou uma proposta ridícula, resumida em 70% do INPC (uma garfada de 30% do que a inflação corroeu nossos salários nos últimos doze meses) e zero de reajuste no cartão alimentação. “Que a Vale não venha com proposta que apresente perdas salariais. Não iremos aceitar qualquer proposta que não reponha a integralidade da inflação acumulada e que saia do reajuste zero no cartão alimentação. Isso é inadmissível”, protesta Wagner.

O impacto negativo junto à categoria foi estrondoso e a insatisfação, generalizada. O que levou os trabalhadores a estarem ainda mais alinhados com a direção do Sindfer, o que nunca aconteceu em anos anteriores. “A Vale estava acostumada a passar propostas rebaixadas e as gestões anteriores do Sindfer aceitarem sem nenhuma resistência”, disse Wagner.

Para tentar desmobilizar nossa base e emplacar sua proposta de arrocho salarial a Vale partiu para o jogo sujo, se utilizando de mensagens via whats’app. Nessas, a empresa diz que outros sindicatos que atuam na empresa já estariam avaliando a proposta rebaixada. “Como não acreditamos que nossos parceiros sindicalistas sejam tão insensíveis assim com seus representantes, seria interessante a Vale deixar de papo furado e apontar quais são esses outros sindicatos que aceitariam uma miséria dessas”, desafiou o presidente Wagner Xavier.