PROPOSTA DA VALE MANTÉM DIREITOS E BENEFÍCIOS E REAJUSTA SALÁRIOS COM 100% DA INFLAÇÃO

Em negociação realizada com o Sindfer nesta segunda, dia 13, a Vale apresentou proposta de ACT que será submetida pelo Sindicato à análise e avaliação dos trabalhadores e trabalhadoras em assembleias em toda a base. Além do ACT, também estará em discussão e votação em assembleia proposta que mantém o modelo de PLR até 7 salários e congela fator Vale em 1,333 (nota máxima). Todos os pontos do ACT e da PLR serão explicados nas assembleias.

A proposta do ACT garante a manutenção de todos os direitos e benefícios e reajusta salários e demais cláusulas econômicas em 4,30%, ou seja, 4,14% (100% da inflação) mais 0,16% de ganho real. Trata-se de um avanço em relação à postura inicial da Vale. Em todas as rodadas de negociação, a empresa vinha com ameaças: propôs reajustar os salários abaixo da inflação, ameaçou não aumentar o ticket e confiscar o 13º cartão (posteriormente, passou a condicionar a manutenção do cartão ao aumento dos custos do plano de saúde); ensaiou reduzir o cálculo da insalubridade com base no salário mínimo, e não no piso da categoria; e por aí vai.

“Mas a postura firme da direção do Sindfer, respaldada pela forte credibilidade que a diretoria tem junto à categoria, pressionou fortemente a Vale, fez a empresa recuar e frear sua ganância de querer estar sempre lucrando em cima da retirada de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”, avaliou o presidente do Sindfer Wagner Xavier. “E esse respaldo da categoria pode ser verificado tanto nos altos índices de sindicalização quanto na votação maciça de mais de 3,6 mil votos dados à Chapa 1 nas eleições da semana passada, o que só reforça a certeza de que unidos sempre seremos mais fortes”, finalizou.