SINDFER COBRA DO PASA QUE ABRA CAIXA-PRETA DA PARTICIPAÇÃO DA VALE NO PLANO

O Sindfer, através de seu representante no Conselho Deliberativo do PASA, Vitor Ramalho, solicitou ao Plano que informe sobre a participação da Vale no plano cobrado a aposentados e pensionistas.

Atualmente, o valor do plano é de R$ 1.979,33, já com o reajuste de 6,26% – um dos menores dos últimos anos. “Apesar do reajuste menor, diferente dos altos índices nos últimos 24 anos, os usuários do PASA não têm muito a comemorar, uma vez que a mensalidade poderia ter uma redução significativa se a Vale aumentasse sua participação”, disse Ramalho.

“Acontece que o valor que a Vale paga para que o PASA administre o plano de cada vida do pessoal da ativa e dependentes é uma caixa-preta. Uma vez que desconhecemos esse valor não conseguimos pleitear um aumento maior da participação da Vale, o que reduziria os custos para aposentados e pensionistas”, disse Vitor Ramalho, segundo o qual, o presidente do Sindfer Wagner Xavier já colocou à disposição a estrutura jurídica do Sindicato para providenciar medidas judiciais que abra essa caixa-preta e forneça as informações.

Outra exigência feita ao PASA, em reunião virtual realizada pelo Conselho Deliberativo foi que, na próxima Assembleia, o Plano responda ao Sindicato sua posição sobre a demora para a autorização de procedimentos e do alto descredenciamento de médicos, clínicas e laboratórios, fato que tem causado insatisfação e reclamação de aposentados e pensionistas participantes do plano.

Caso algum aposentado/pensionista tenha dificuldade de realizar procedimento médico, a direção do Sindfer se coloca à disposição para tentar auxiliá-lo, em caso de dificuldade. “Lutamos permanentemente para garantir condições de vida diga e saudável às pensionistas e aposentados, companheiros que, através de sua força-de-trabalho, contribuíram para a construção da grandeza que a Vale representa hoje“, finalizou Wagner.