VALE, CHEGA DE MIMIMI. PROPOSTAS, JÁ!

A Vale mantém sua estranhíssima mania nas mesas de negociação de vender aos sindicatos a impressão de que já está pagando bem e que não existe espaço para melhorar os salários, ticket e beneficios dos trabalhadores. Só que esse discurso não cola mais.

Na negociação desta quinta-feira, 14, através de videoconferência, os representantes da Vale repetiram a ladainha. Só faltou reclamar aos trabalhadores de que eles deveriam se envergonhar por pedir aumento. “As projeções são ruins e o minério de ferro pode cair, o que afetaria a empresa”, disse, na cara dura, um dos negociadores patronais.

Além do presidente, os demais diretores e assessores do Sindfer, que participaram da negociação, rebateram uma a uma as argumentações furadas da Vale. “Vamos nos manter mobilizados e unidos ao Sindfer. Avanços, sim; retrocessos, jamais!”, orientou Wagner. As negociações com propostas econômicas ocorrerão na próxima semana, dias 19 e 20. Participaram da negociação desta quinta-feira, além do presidente do Sindfer, os diretores José Augusto (Juninho), Marcos (Alicate), Márcio e Massante.

“Pra quem lucra 70 bilhões em 6 meses e distribui 40 bilhões aos acionistas não pode ter tamanha cara de pau de falar que o cenário não está bom, o ompromisso da atual direção do Sindfer com os representados é de exigir aumento salarial, aumento no ticket e manutenção de todos os benefícios e deixamos claro que não abrimos mão disso. A negociação de hoje apontou que a ganância da Vale aumentou, e este ano o jogo não será fácil. Logo, o Sindicato precisa do apoio de toda a categoria para conquistar um ACT justo e digno. Os trabalhadores podem ter a certeza que a direção sindical irá lutar e não aceitará nenhum acordo rebaixado”, protestou Wagner.