VALE QUER DIVIDIR TRABALHADORES PARA ENFRAQUECER CAMPANHA SALARIAL

A Campanha Salarial mal começou e a Vale já inicia com uma conversa no mínimo estranha. São cada vez mais intensos os boatos no Complexo de Tubarão e ao longo da linha férrea de que a empresa pretende dividir os empregados entre os do Sul e os do Norte, para assinar ACTs diferenciados.

Esses ACTs beneficiariam mais os companheiros do Norte, por conta das operações da S11D e do alto valor do minério de ferro nela extraído e exportado, em prejuízo dos companheiros do Sul, como os da base do Sindfer ES/MG. Por trás dessa estratégia de divisão da categoria estaria a intenção de impor um ACT com perdas salariais, econômicas e de benefícios. E um desses benefícios que estaria na mira da Vale seria o adicional noturno de 65%. Boatos cada vez mais consistentes que correm extraoficialmente pela empresa colocam o percentual desse adicional sob ameaça de ser reduzido, fato esse considerado inaceitável para a direção do Sindfer, caso se concretize.

Para o presidente do Sindfer Wagner Xavier é inconcebível que uma empresa como a Vale, que já obteve lucro líquido de 70 bilhões de reais no primeiro semestre, privilegie os trabalhadores do Norte e imponha acordo rebaixado, com retirada de benefícios, aos trabalhadores do Sul. “Somos totalmente contra qualquer tipo de diferenciação salarial entre os trabalhadores do Norte e do Sul. Vestimos a mesma camisa e somos todos uma única Vale”, disse Wagner. Para o dirigente, mais de 50% das categorias profissionais em todo o país que fecharam acordos ou convenções coletivas de janeiro a agosto deste ano tiveram ganho real ou, no mínimo, a reposição integral da inflação. “E foram reajustes concedidos por empresas de porte infinitamente menor que o da Vale”, informou Wagner, segundo recente levantamento do Dieese. “Da nossa parte os trabalhadores podem ter a certeza de que a atual direção do Sindfer lutará para manter todos os benefícios e, principalmente, o reajuste dos salários, dos tickets, entre outros”, finalizou o presidente do Sindfer.