VLI: SINDFER REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO VISANDO RESGUARDAR TRABALHADORES AFETADOS

Foi realizada recentemente a primeira reunião com a Vale da Comissão Permanente formada por diretores do Sindfer para acompanhar os desdobramentos da operação ferroviária da carga geral assumida pela VLi e cobrar da empresa a manutenção dos empregos dos trabalhadores diretamente atingidos. Na reunião, realizada de forma híbrida (presencial e online), a Vale reafirmou o compromisso de realocar todos os trabalhadores afetados.

Uma nova rodada de reunião ocorrerá nos próximos dias quando, então, os dirigentes da Comissão cobrarão da Vale as respostas aos questionamentos (leia ao lado). “Estamos exercendo uma marcação cerrada sobre a Vale para que faça valer o compromisso garantido pelas gerências aos trabalhadores e reafirmado pelos RT’s (Relações Trabalhistas) de manter os empregos”, disse o presidente do Sindfer Wagner Xavier. “Mais do que nunca é importante que os trabalhadores estejam juntos do Sindicato neste momento”, finalizou.

OS DIRIGENTES DO SINDICATO SOLICITARAM À VALE QUE DETALHE AS SEGUINTES INFORMAÇÕES:

1. Número exato, nomes e atuais funções dos empregados a serem realocados;

2. Locais em que se encontram trabalhando atualmente;

3. Número de trabalhadores que serão reaproveitados para suas respectivas funções;

4. Possibilidade das diretorias do porto e/ou pelotização absorverem os empregados;

5. Nesse caso, qual o tempo de treinamento necessário para a adequação a essas eventuais novas funções.