SINDFER COBRA PROPOSTA DA VALE E REAFIRMA QUE NÃO ACEITARÁ PERDAS

Em mais uma rodada de negociação ocorrida nesta terça-feira, diretores do Sindfer foram enfáticos ao reafirmar que não aceitarão nenhuma perda, tanto no ACT quanto na PLR. “Nem adianta a Vale trazer proposta nesse sentido porque, nesse caso, imediatamente mobilizaremos os trabalhadores para que a recusem”, reagiu o presidente do Sindicato Wagner Xavier. Além disso, os dirigentes exigiram que a Vale apresente a proposta econômica e social na próxima reunião.

Na rodada de hoje, dirigentes do Sindfer voltaram a defender ponto a ponto as cláusulas que compõem a Pauta de Reivindicações. “Não aceitaremos que nenhuma vírgula de direitos ou benefícios seja retirada do ACT. Pelo contrário, temos que ampliá-lo”, defendeu Wagner. E por ampliação se entende, por exemplo, o aumento do percentual de participação da empresa nos credenciamentos, principalmente para o tratamento de dependentes com autismo e demais tipos de síndromes, tais como a Down, entre outros. “O alto custo que envolve o tratamento desses transtornos atinge fortemente a renda dos empregados”, explicou Wagner.

O sindicalista também criticou duramente a intenção da empresa de utilizar o salário mínimo como base para o cálculo do adicional de insalubridade. “Nosso ACT garante o piso da categoria como base de cálculo, reduzir para o salário mínimo representaria uma perda para o trabalhador superior a 45%, com forte impacto no valor dos processos judiciais que reivindicam o benefício. Trata-se de algo inadmissível e não aceitaremos”, disse o dirigente. Ao final da negociação, os representantes da empresa disseram que irão apresentar uma proposta na próxima terça-feira, dia 24. É importante que os trabalhadores estejam sempre atentos às informações oficiais do Sindfer.

“Uma eventual retirada de direitos e benefícios por parte da empresa teria como resposta dos sindicalistas e também dos trabalhadores uma forte mobilização com vistas à rejeição. E uma  reprovação de uma proposta como essa significaria um grande problema para a imagem da empresa, além de diversas judicializações. Reafirmamos, no entanto, que o Sindfer se mantém aberto ao diálogo visando a construção de uma proposta justa e digna para todos os trabalhadores e trabalhadoras”