SINDFER INOVA E PASSA A ACOMPANHAR O ANDAMENTO DE TODAS AS CAT’s

Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é um certificado exigido às empresas pela Previdência Social para fins de reconhecimento de acidente de trabalho, acidente de trajeto e doença ocupacional. Toda a CAT registrada gera uma cópia que é encaminhada para o Sindicato. Até a gestão passada, o destino dessa CAT era a lata de lixo. A nova direção do Sindfer inovou essa prática, em benefício do trabalhador.

Desde março, o Sindfer tem reunido as CAT’s e entrado em contato um por um os empregados nelas registrados. Nessa comunicação, o Sindicato procura saber os motivos do acidente ou da doença ocupacional e se coloca à disposição do trabalhador para o que for necessário.

“Temos percebido uma excelente aceitação por parte do trabalhador, que se sente assistido por essa assessoria extra prestada pelo Sindicato”, disse o diretor do Sindfer Danilo Cota, que já contabiliza pelo menos 18 CAT’s, desde março. “A partir das CAT’s é possível fazer um mapeamento dos acidentes e doenças ocupacionais, que servem de base para a elaboração de políticas sindicais voltadas à saúde e segurança no trabalho”, finalizou Danilo.