ACT NACIONAL

Desde janeiro, a Vale já acumulou R$ 14,1 bi de lucro semestral. Apenas os acionistas já receberam R$ 8,2 bi de dividendos só no primeiro semestre (neste segundo tem mais). Já na base da pirâmide de uma das maiores mineradoras do planeta, seus empregados amargam um piso salarial vergonhoso e um salário defasado em relação a inflação.

Daí a necessidade de um reajuste que reponha essas perdas salariais e garanta ganho real como, aliás, já vem sendo reivindicado pelas categorias profissionais mais organizadas do país como metalúrgicos, bancários, petroleiros, petroquímicos e químicos. Reajuste não só dos salários mas, também, do tiquete e demais cláusulas econômicas previstas no ACT. Sem perder de vista cláusulas sociais importantíssimas nas áreas de segurança no trabalho e saúde como, por exemplo, a ampliação do atendimento a portadores de síndromes diversas, como autismo, Down, entre outras. Não podemos permitir que a Vale venha com sua velha ladainha de contenção de despesas e redução de custos para tentar impor perdas aos  trabalhadores.

“Acreditamos que a empresa tenha plena condição de melhorar o tiquete refeição, carteira de benefícios e garantir reajuste salarial com ganho real”, disse o presidente do Sindfer Wagner Xavier.