SINDFER DISCUTE PROGRAMA DE PLR APRESENTADO PELA VALE

Foi com extrema cautela que a direção do Sindfer recebeu da Vale no dia 1º, a segunda proposta referente à PLR de 2022, a ser paga somente em 2023. Essa proposta mantém quase em sua totalidade os critérios do programa atual, mantendo os 7 salários como teto. Um dos aspectos da proposta, no entanto, causou preocupação à direção do Sindfer: a possibilidade do trabalhador ter uma redução de 5% do valor total da PLR caso venha a sofrer uma suspensão por parte da empresa.

“Apesar dos representantes da empresa terem dito que esse tipo de punição atinja anualmente menos de 1% dos trabalhadores, é preciso estarmos atentos para que esse critério não se transforme em meta a ser imposta pelas gerências aos gestores, criando um péssimo clima na área”, disse o presidente do Sindfer Wagner Xavier.

O dirigente entende que, antes de qualquer posição formal da direção do Sindfer é preciso conversar com diversos trabalhadores sobre a proposta apresentada, bem como aprofundar a discussão sobre gatilhos, metas de produção, entre outros aspectos de extrema importância que envolvem um programa de PLR extremamente complexo como esse.

A direção do Sindfer preferiu não se posicionar de imediato, mas de aprofundar a discussão interna acerca da proposta e de suas consequências práticas para o trabalhador para, só então, submeter à categoria. Tem tempo para isso. O Sindfer manterá os trabalhadores permanentemente informados sobre o assunto.